robertocamarajr/ Abril 9, 2019/ Notícias/ 0 comments

Frase de abertura

Oi
Tudo certo?
Sim. Eu sei que você ficou esperando meu contato ontem, mas como bem sabe o Forest Gump: “it happens”. Resolvi mudar de provedor de internet e, digamos que se antes eu estava “pouco feliz”, agora estou menos ainda… Para ter uma ideia, estou usando o 4G do meu celular para enviar esta edição.
Mas como acredito em sempre olhar para o lado brilhante da vida, se a edição tivesse saído no domingo, como planejei, só poderia dar a notícia das eleições na ABPod na semana que vem.
De qualquer forma, desculpe-me.
Prometo que ficarei novamente fulo comigo mesmo, caso aconteça novamente.
Ainda assim, se achar que mereço seu voto de confiança, peço que ajudem a divulgar este projeto. Seja compartilhando o link de cadastro, a edição inteira ou mesmo falando do Podcastologia no seu próprio Podcast. O Andreh, por exemplo, me deu a honra de colocar o link para o cadastro em um slide de sua apresentação sobre Podcasts em uma universidade no Ceará!
Andreh aproveitou para dar a dica de uma nova coluna quinzenal, assinada pelo Jimmy Lucas no jornal cearense O Povo, que entre outros assuntos, abordará Podcasts também.
Muito obrigado ao Andreh e a você que me segue por aqui.
Forte abraço,

Roberto


Eleições na Associação Brasileira de Podcasters

Depois da polêmica envolvendo a publicação de um post com suposta apologia à ditadura militar no Brasil, o presidente interino da Associação Brasileira de Podasters (ABPod), Luciano Pires Filho (do Podcast Café Brasil) renunciou. Logo em seguida, o também interino vice-presidente, Leo Lopes (Radiofobia Podcast e Multimídia e assinante do Podcastologia – obrigado, Leo. Uma honra.), também.
Em vista dos fatos, a diretoria da ABPod, não teve outra opção além de convocar novas eleições.
Como diz o regulamento, as inscrições para as chapas estão abertas, sendo o prazo final de inscrição no dia 21 de Abril de 2019 às 10 da manhã, horário de Brasília.
A eleição em si terá início ao meio dia de 21 de abril e será encerrada em 13 de maio às 13 horas.
Lembrando que, tanto para votar quanto para se candidatar, é preciso estar registrado na ABPod, Tal registro – até decisão em contrário – é gratuito.


A volta dos que não foram.

O WeCast, aplicativo nacional que movimentou a Podosfera há alguns anos está buscando uma retomada. No ano passado, seus desenvolvedores mudaram a forma de distribuição do app, tornando-o gratuito, alegando que “poucas pessoas estão dispostas a comprar aplicativos hoje em dia”. Eu paguei pelo WeCast e usei-o por um bom tempo. Gostava de suas funções extras – apesar de fazer com que ocupasse bem mais espaço que um agregador “normal”. Aos interessados, o app agora está com vagas abertas para programadores. Olha sua chance aí.


E a novela continua

O Google Podcasts está criando uma forma dos produtores de conteúdo reivindicarem seus podcasts no catálogo do Google Podcasts. Além disso, está trabalhando em um painel analítico para todos os parceiros, disse Steve Henn, líder de conteúdo da Google no Radiodays Europe. “Abordamos nosso serviço Google Podcast da mesma forma que a web”, disse ele, destacando que todos os editores já estão obtendo dados de consumo de seus servidores.
Sobre a novela BBC vs Google, ele disse que a abordagem do Google tem sido facilitar o máximo possível a busca de um podcast e a sua reprodução. No entanto, segundo ele, a BBC disse que preferiria ser direcionada para seu próprio aplicativo, o BBC Sounds. Henn também disse que o Google tem mais trabalho a fazer para facilitar suas necessidades. Eles querem entender da BBC o que eles querem. “Se as pessoas quiserem ouvir um podcast da BBC, queremos levá-las para lá o mais rápido possível”. Ele acrescentou que o Google e a BBC estão conversando.

Enquanto isso, alguns podcasts da BBC estão de volta ao Google Podcasts após uma briga na semana passada: uma busca por BBC Womans Hour, por exemplo, encontra o podcast dentro do aplicativo. No entanto, um olhar mais atento revela que o feed RSS, e outros semelhantes, está sendo republicado pelo parceiro de publicidade da BBC, Acast, e o bloco da BBC ainda está em vigor. Não está claro se isso é um movimento deliberado.

A capacidade de copiar feeds RSS e fazer com que as suas cópias apareçam automaticamente no Google Podcasts foi mencionada por um rádio difusor de serviço público diferente, enquanto na Radiodays Europe. Sua preocupação era que versões com conteúdo de RSS, com conteúdo editado, pudessem ser disponibilizadas: levar a emissora a um descrédito ou espalhar notícias falsas. Achamos que eles têm razão: não há uma maneira clara e óbvia de saber que essa página não está vindo diretamente da BBC.
Informações do Podnews.


Pelo feed

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.