robertocamarajr/ Setembro 1, 2019/ Análises, Marketing/ 0 comments

Por Roberto Camara Jr.

Verdade seja dita: Seu público-alvo já pede um conteúdo específico e segmentado, e nenhum nicho expressa tão bem esta mudança quanto os ouvintes de podcasts. É hora de sua empresa aproveitar melhor e valorizar mais, quem ouve podcast para melhor divulgar sua mensagem.

Canais tradicionais ou digitais são opções óbvias para a maioria das organizações colocarem suas mensagens diante de um público maior e mais diversificado.

No entanto, se você estiver pesquisando as métricas e descobrindo que seus esforços de relacionamento com a mídia não estão se traduzindo em resultados de negócios, talvez seja hora de considerar veículos alternativos de comunicação, especialmente podcasts. Embora a mídia tradicional possa ter um alcance maior, os podcasts permitem que você se conecte pessoalmente com um público altamente segmentado.

Hoje podcasts estão crescendo em popularidade. Há um programa diferente para tudo o que puder imaginar, seja negócios, motivação, humor, tecnologia, livros, cinema, línguas, design, arquitetura ou vendas. Aqui estão alguns dos motivos pelos quais os podcasts podem ser o melhor canal para você alcançar o público certo:

3 pessoas, 2 sentadas, uma olhando a tela do celular, outra com fone de ouvido, ambas sentadas em frente a notebooks abertos. Terceira pessoa pessoa ao fundo, passando andando atrás deles

1. Ouvintes de podcast são jovens, educados e influentes.

No Brasil, segundo a última Podpesquisa divulgada em outubro de 2018, os consumidores entre 20 e 29 anos compõem a grande maioria dos ouvintes de podcast, sendo 29,3% com ensino superior incompleto e 32,7% com superior completo. A pesquisa mostra ainda que 69% dos ouvintes de podcast leram um jornal em até 30 dias depois de ouvir um podcast, permanecendo atualizados sobre os eventos atuais. Além disso, 78,1% dos ouvintes de podcast possuem algum tipo de renda própria. Não surpreende então, quando a pesquisa mostra que 63% já comprou algum produto anunciado em um podcast e muitos, mais de uma vez.

2. Os ouvintes de podcast já se preocupam com sua empresa.

Os podcasts são únicos em sua capacidade de atingir um público altamente segmentado e cativo. Há um podcast para cada gênero, e cada um tem um ouvinte que compartilha interesses semelhantes e está procurando aprender mais sobre tópicos relacionados. Não há “rolagem” ou “folhear” através de podcasts como em mídias sociais ou aplicativos de notícias. Se um consumidor está ouvindo um podcast, ele considera que vale a pena e vai ouvir até o final – ouvindo até mesmo as propagandas.

Você pode encontrar um podcast para qualquer área – não importa o seu nicho. A empresa de investimentos Rio Bravo possui um podcast semanal de entrevistas sempre com temas atuais e de interesse dos seus investidores. Depois do sucesso do seu podcast – Presidente da Semana, a Folha de São Paulo já fechou 2 parcerias de exclusividade com o Spotify: uma, sobre as eleições no final do ano passado e outra, de notícias diárias pela manhã. Foi o Bradesco que patrocinou a adaptação para Podcast em português da série de livros Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes. E estes são apenas alguns exemplos de programas de nichos completamente diferentes, desenvolvidos ou apoiados por empresas.

3. Podcasts oferecem uma maior oportunidade para personalização e ação.

Devido à facilidade e mobilidade, os podcasts tornaram-se parte das rotinas diárias de muitas pessoas. A audição contínua de um programa, cria um relacionamento profundo entre o consumidor e o host, levando a um alto nível de confiança. Com esses relacionamentos fortes, as mensagens lidas pelos hosts podem parecer “conselhos de um amigo”, em vez de um anúncio. Em muitos podcasts, os hosts adicionam um toque pessoal aos anúncios, discutindo sua própria experiência com um produto ou serviço. Quando as mensagens vêm de uma fonte confiável, elas ressoam de maneira autêntica e conectam uma marca à personalidade do host.

Podcasts estão aqui para longo prazo. O que antes era a última moda de entre os aficionados por tecnologia, tornou-se um canal estratégico e fundamental para o compartilhamento de mensagens autênticas com um público ativo, valioso e direcionado. Se você procura novas maneiras de alcançar seu público, já passou da hora de considerar os podcasts. Você pode se surpreender ao descobrir que seus clientes já o fazem.

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