robertocamarajr/ Setembro 10, 2019/ Blog, Notícias/ 0 comments

Frase de abertura

Oi,
Tudo certo?
O que tem feito?
Não. Sério! Eu realmente quero saber.
Pode me mandar uma mensagem quando quiser e farei questão de responder! Pode perguntar por aí. Até demoro um pouco, sabe como é que é: tem uma coisinha chamada “vida” por aí, mas acabo respondendo.

Do meu lado tenho ótimas novidades:
Começando pelo site oficial do Podcastologia. Pois é. Finalmente. E foi preciso um grande amigo, em todos os sentidos, comprar ele mesmo o domínio e me presentear para que tomasse vergonha na cara e pudesse fazê-lo. Sabe como é. De vez em quando tudo o que você precisa é daquele empurrãozinho, não é?
Então aqui está o

podcastologia.com.br.

Agora este nosso podcast sem áudio (aham? Deu para entender? 🧐) tem casa própria!
Aos poucos estou subindo não só as edições anteriores mas também os textos especiais. Fica também, muito mais fácil indicar o Podcastologia para alguém! Basta mandar a url e logo ali aparece a opção de cadastro.
Ah!
Seguindo o que já havia comentado por aqui antes, já está quase pronta a aba de Apoio ao projeto. Tanto Ao menos para aqueles que preferem fazê-lo pelo PicPay e receber aquela graninha de volta como Cashback. Quem prefere usar um site de crowdfunding precisará esperar só mais um pouquinho pode fazê-lo também. É que a burocracia é um tiquinho maior mas, já já estará tudo resolvido.
Afinal, todo criador de conteúdo sabe que conteúdo leva tempo de pesquisa, curadoria, preparação de pauta, escrita, edição até a publicação, e o clichê “tempo é dinheiro” torna-se cada vez mais real hoje em dia. Isso sem contar com custos de hospedagem e distribuição para aqueles que não desejem assinar um contrato oferecendo sua alma em troca destes itens “gratuitamente”.
Como prometido, os valores começam a partir de R$1,00 e a cada categoria você garante uma recompensa exclusiva.
No mais, vamos ao que interessa que a lista de notícias, análises e links desta edição do Podcastologia está daquelas!
Forte abraço,
Roberto,

PS: O Podcastologia agora tem seu quartinho alugado lá no LinkedIn!
PS: Sim, eu sei que usei e abusei do link para o Podcastologia mas, você sabe bem como fica uma criança com um brinquedo novo….


Métricas

Pode até parecer simples, afinal, um download é um download, certo? Pelo jeito não. Afinal, e se justamente quando você baixava o arquivo E esta uma das questões mais discutidas em qualquer encontro internacional de Podcasters, anunciantes e o mercado publicitário e agora, os grandes players como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e outros, é definir métricas específicas para a mídia. Por incrível que pareça não existe ainda uma padronização. Cada tocador, cada plataforma e cada site de hospedagem pode definir o que é – ou não – um download.
Há porém, uma luz no fim do túnel: Há algum tempo, a IAB começou a definir padrões aceitos por boa parte do mercado.
Estas definições foram agora traduzidas e – em teoria – adaptadas ao mercado brasileiro.
Digo “em teoria” pois a versão brasileira já chega falando em números de 100.000 downloads por episódio, algo impensável para a grande maioria dos Podcasts independentes nacionais. Ainda assim vale dar uma lida e entender melhor o público nacional.


Agregador VIP

Oferecer conteúdo extra e exclusivo é uma uma das melhores formas de recompensar quem apoia projetos com conteúdo de seu interesse. Como não poderia deixar de ser, muitos Podcaters oferecem episódios extras como recompensa. O problema é que tais episódios precisam ser baixados diretamente de um um link, normalmente enviado por e-mail. e não podem simplesmente aparecer na sua playlist.
Pensando nisso o Spreaker lançou um novo serviço que oferece justamente isso: Um feed exclusivo para assinantes VIPs do seu podcast. Isso, porém não vem de graça. É preciso ter, pelo menos a assinatura Broadcaster que sai por 20 Trumps/mês.
Ainda assim, a depender da sua base de apoio, pode ser algo interessante para o seu público.

Quem mandou esta dica foi o leitor Andreh Jonathan do Serifacast e Diretor de Comunicação da ABPod.
Viu algo interessante sobre a Podosfera? Faça como ele e envie-a para o Podcastologia.
Share the knowledge, compartilhe o conhecimento!


Baianidade na Podosfera

Logo Coletivo Podcasts Com Dendê, faz alusão à bandeira da Bahia, com o símbolo do rss na cor branca sobre um quadrado azul voltado para baixo, formando uma baiana de acarajé, ladeado por 2 faixais vermelhas. Abaixo escrito Podcast com Dendê - coletivo baiano
Começa a ser formado na Bahia um coletivo de Podcasters Baianos: o Podcast com Dendê. A ideia é oferecer um espaço para o compartilhamento de experiências e troca de ideias além de incentivo à novos Podcasters no Estado e, claro, divulgação do Podcast como uma opção de mídia para a comunidade.
Assim como acontece com o Podcasthê, a rede gaúcha, este pode ser o embrião de novas associações locais que poderiam estar ligados, no futuro, à ABPod, facilitando e muito seu trabalho nos diferentes Estados. Algo a se pensar….


E por falar em Bahia

Cartaz Oficina de Podcasts em Salvador

O Podcastologia tem o orgulho e prazer de ser parceiro da Oficina de Criação de Podcasts ministrada pelo leitor e Podcaster, Renê do Vale, na capital baiana.
A oficina é gratuita e acontece neste sábado, 14/9. Inscrições aqui.

Cartaz da Oficina de Criação de Podcasts por Renê Vale, no dia 14 de setembro em Salvador, mostra uma mulher de camiseta branca feliz com um fone de ouvido.


Por quem dobram o rss e o feed?…

Tom Webster, pesquisador da Edison Research, destrinchou os resultados da pesquisa sobre o hábito de ouvintes de Podcast, que já foi compartilhada aqui no Podcastologia antes.
Resultado:

Ouvintes não estão interessados em rss, feeds, nem nada do tipo. Eles querem ouvir, no máximo, fazer uma busca, apertar o play, ouvir o podcast e pronto.

O excelente artigo, baseado em sua palestra no Podcast Movement, você confere aqui.


     Pelo feed

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.